O CloudLinux OS é simples de instalar. Aqui, você aprenderá a converter um servidor baseado em cPanel do CentOS para o CloudLinux OS. Para fins de ilustração, usaremos o CentOS 6 mais comum com o cPanel.

Primeiro, você precisará de uma chave de ativação de software ou de uma licença baseada em IP. A chave de teste de 30 dias pode ser obtida gratuitamente, solicitando-a no portal CLN através de nosso site (observe que o CLN exige registro). Se você tiver uma chave de licença paga, ela poderá ser encontrada no CLN ou no seu e-mail de boas-vindas. Para mais informações, consulte nosso artigo de “licenciamento”.

Para instalar, abra uma conexão SSH com o seu servidor usando seu aplicativo de console SSH preferido.

Aqui está a sintaxe que estamos usando para executar o processo de conversão:

$ wget https://repo.cloudlinux.com/cloudlinux/sources/cln/cldeploy
$ sh cldeploy -k <activation_key> # if you have activation key
or
$ sh cldeploy -i # if you have IP based license
$ reboot

O script de instalação do sistema operacional CloudLinux é inteligente – detecta o ambiente, o tipo de virtualização, o painel de controle, o hardware específico que pode exigir a instalação de drivers adicionais e muito mais.

Se o EasyApache versão 3 estiver em uso no servidor, o script executará o processo de reconstrução do EasyApache automaticamente. É necessário para instalar nosso módulo do Apache (mod_hostinglimits). Nenhum componente adicional está sendo instalado durante a reconstrução do easyapache – está apenas reconstruindo o perfil atual.

Se o EasyApache versão 4 estiver em uso, o script instalará todos os pacotes RPM necessários automaticamente, incluindo o pacote mod_hostinglimits para a operação LVE adequada.

Quando a instalação estiver concluída, o servidor precisará ser reinicializado. É necessário para inicializar o servidor com nosso kernel, que é especificamente criado para o suporte ao LVE e limita a operação.

Para garantir que o servidor esteja executando o kernel correto, podemos acessar o servidor via SSH novamente e executar o comando “uname -a”.

O kernel do CloudLinux contém “lve” em seu nome – quando você o vir, saberá que o servidor está em execução usando o kernel correto.

Então, você precisará verificar a interface WHM. Como você verá, o plugin LVEmanager foi instalado durante o processo de conversão. Para mais detalhes sobre os recursos e uso do LVEmanager, consulte este vídeo.

Está tudo pronto – o servidor CentOS com cPanel foi convertido com sucesso no CloudLinux OS.